Voltar para todos os eventos

Ecos do Romantismo na Música de Câmara

  • Basílica dos Congregados Avenida Central 98 Braga, 4710-229 Portugal (mapa)

Ecos do Romantismo na Música de Câmara


Vasco Dantas, piano
Miguel Simões, violino
Matilde Araújo, violino
Toby Hoffman, viola d’arco
Isabel Vaz, violoncelo

——————

PROGRAMA

Felix Mendelssohn
Trio com Piano em Ré menor, Op. 49

Antonín Dvořák
Quinteto com Piano em Lá maior, Op. 81
——————

SINOPSE

Em parceria com o Algarve Music Series, este programa conjuga duas formações essenciais da música de câmara — trio e quinteto com piano — através de obras de Mendelssohn e Dvořák que representam dois momentos distintos do romantismo europeu.

A abrir o concerto, o Trio com Piano em Ré menor, Op. 49 de Felix Mendelssohn, unanimemente considerado uma das obras-primas do seu catálogo camerístico. Com uma escrita de grande fluência melódica, requinte harmónico e exuberância formal, a peça revela o lirismo característico do compositor aliado a um intenso dramatismo romântico.

Na segunda parte, o Quinteto com Piano em Lá maior, Op. 81 de Antonín Dvořák, uma das suas obras mais celebradas, apresenta um equilíbrio notável entre a riqueza temática inspirada nas danças e cantos populares checos e a sofisticação estrutural herdada da tradição germânica. A expressividade imediata, aliada à mestria do tratamento instrumental, fazem deste quinteto um dos pilares do repertório.

Um encontro entre lirismo, virtuosismo e identidade nacional, revelando a profundidade e variedade da música de câmara oitocentista.

Anterior
Anterior
8 de novembro

Trios com Piano

Próximo
Próximo
19 de novembro

Quartetos com Piano